top of page

Desenvolvimento, caracterização e desempenho de ligantes convencionais e não convencionais para a construção civil

Os cimentos álcali-ativados podem ser considerados como um material inovador da construção civil, os quais são obtidos geralmente a partir de resíduos ou subprodutos industriais. Porém a disponibilidade desses subprodutos é limitada, devido ao consumo destes para a produção de cimentos compostos. Portanto, o GEMASC avalia a potencialidade de serem utilizados diferentes tipos de minerais derivados de resíduos gerados por outras industrias como matéria prima na produção de cimentos álcali-ativados. 

​

O reaproveitamento de resíduos e subprodutos para a produção de cimentos álcali-ativados vem sendo considerado como um material inovador da construção civil. Os geopolímeros, quando comparados com ligantes tradicionais baseados em cimento Portland, apresentam vantagens técnicas e ambientais, como elevado desempenho mecânico e melhores propriedades de durabilidade. Porém, a disponibilidade destes subprodutos como matéria prima para produção em grande escala é limitada uma vez que estes materiais são preferencialmente utilizados pela indústria cimenteira.

​

E nesse contexto, partindo da necessidade em avançar em direção a uma indústria da construção mais sustentável é essencial ter um maior entendimento de como as características microestruturais do cimento Portland contribuem no desempenho do material, assim como a necessidade de encontrar alternativas a partir da implementação de novas tecnologias. Assim o GEMASC tem como objetivo, avaliar a potencialidade de serem utilizados diferentes tipos de minerais derivados de resíduos gerados por outras indústrias ou minerais naturais como matéria prima na produção de cimentos álcali-ativados. O estudo ira analisar como as diferentes propriedades físico-químicas das matérias-primas e variáveis de produção e síntese, têm efeitos nas características microestruturais e sua correlação com o desempenho mecânico e algumas propriedades de durabilidade.

​

Este projeto envolve a participação e diversos alunos da pós-graduação e graduação.

cnpq-logo.png
logo-original-fundo-claro.png
ppgec.jpg
LINCE-01.png
bottom of page