top of page

INSTITUCIONAL

GEMASC: Grupo de Estudos em Materiais Sustentáveis na Construção

          O GEMASC é um grupo de pesquisa do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), associado ao programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) com a colaboração de estudantes de graduação. O grupo de pesquisa trabalha num ambiente interdisciplinar com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, caracterização e entendimento de materiais tradicionais e alternativos de reduzido impacto ambiental dentro da construção civil. De modo geral, o grupo se concentra no estudo de materiais cimentícios (argamassas e concretos) derivados de ligantes convencionais de cimento Portland, assim como ligantes alternativos (principalmente cimentos do tipo álcali ativados e geopolímeros). Igualmente é avaliado a viabilidade, de um ponto de vista científico-técnico, da valorização de diferentes resíduos e/ou subprodutos industriais e sua potencial inclusão como matérias primas na produção de diferentes materiais de construção, como por exemplo concreto, materiais cimentícios suplementares (ou adições minerais), ligantes alternativos, produção de materiais cerâmicos, entre outros. Neste sentido, os diferentes materiais são caracterizados desde uma escala nanométrica, assim como suas propriedades mecânicas e seu desempenho em serviço (durabilidade e vida útil).

Missão

Formação de jovens pesquisadores altamente qualificados que conseguem desenvolver uma análise crítica e construir soluções às demandas e necessidades tecnológicas atuais, a fim de possibilitar um desenvolvimento sustentável e competitivo do setor da construção, mediante a execução de diferentes projetos de pesquisa focados no estudo de materiais de construção de menor impacto ambiental e com desempenhos equivalentes e superiores aos materiais tradicionais.

Working with Laptop

Visão

Ser reconhecidos nacionalmente como um grupo de pesquisa de excelência mediante a transferência de conhecimento e que vai contribuir com a articulação de projetos de pesquisa básica e aplicada dentro de diferentes setores da construção através do entendimento, caracterização detalhada e desenvolvimento de materiais de melhor desempenho e qualidade.

bottom of page